Telefone:

(11) 4586-8262

WhatsApp

(11) 97099-2552

Endereço:

Av. Antonio Segre, 453 - Jardim Brasil | CEP: 13201-843 | Jundiaí-SP

É possível chegar bem próximo ao sorriso dos sonhos

Sabe aquele sorriso perfeito que algumas atrizes exibem nas telas de TV, de causar inveja em qualquer mortal? Muitos são resultados de tratamentos odontológicos atuais

Dentes brancos, alinhados e harmoniosos. Quem não admira ou deseja um belo sorriso? Mas nem todos têm o privilégio de nascer com essas características…A boa notícia é que é possível corrigir algumas imperfeições com os tratamentos odontológicos atuais e chegar bem próximo ao sorriso dos sonhos.

“O sorriso é a forma mais bonita e verdadeira de refletir o que estamos sentindo e assim como um cabelo saudável, um corpo definido e uma pele bem cuidada, é item fundamental para a estética, o bem-estar e principalmente a autoestima”, define a cirurgiã dentista Joseane Bosco Mantovani, especialista em ortodontia e periodontia.

Para o cirurgião dentista Fabrício Magalhães, especialista em reabilitação oral e estética, o sorriso é o cartão-postal da pessoa. “Um sorriso não adequado compromete a harmonia estética da face. As pessoas estão cada vez mais atentas e a principal queixa dos pacientes é a cor dos dentes, o formato e a posição. Eles desejam dentes mais brancos e alinhados”, diz.

E para ter um sorriso perfeito é preciso um conjunto da obra. Contam fatores como a cor, forma, tamanho, proporção e alinhamento dos dentes, e até a relação deles com a gengiva, os lábios e linha média da face.

“A existência de alguma imperfeição nos dentes, lábios ou gengiva, prejudicam a harmonia facial. Um dentista especialista é capaz de identificar qual fator está prejudicando o sorriso e a indicar o melhor tratamento individualizado e personalizado”, ressalta Joseane.

Dentes com formatos indesejáveis, tortos, com desgastes, manchas, amarelados, com fraturas, podem passar por correções com os vários tratamentos atuais e respeito às características faciais individuais.

“Todos os aspectos do sorriso podem ser melhorados. Alguns são mais simples de se conseguir resultados significativos, como alteração na cor e forma dos dentes, outros necessitam de tratamentos mais complexos, como ortodontia, cirurgia plástica gengival ou instalação de implantes dentários”, esclarece Joseane.

Neste sentido, o cirurgião dentista Milton Mantovani, especialista em implantodontia e periodontia, destaca que o primeiro passo é identificar quais pontos a pessoa sente vontade de melhorar. “Temos que ouvir o paciente e a partir do entendimento, conhecimento e das técnicas disponíveis, alinhar os desejos com as limitações de cada caso”, diz.

Entre os tratamentos em evidência, as cirurgias para instalação de implantes guiados (sem cortes), os aparelhos invisíveis e as lentes de contato dentárias ganham destaque.

Correção com uso de lentes

Algumas desigualdades no tamanho dos dentes assim como desalinhamentos suaves conseguem ser corrigidos com lentes ou outros procedimentos restauradores. “No entanto, dependendo da severidade do problema, é mais indicado o tratamento ortodôntico para melhorar a distribuição dos espaços ou equilibrar as alturas gengivais”, explica Joseane.

Facetas X Lentes

Apesar de ter se tornado uma febre em todo mundo, nem sempre procedimento com lentes de contato é indicado. Como quando há defeitos mais severos, como a grande perda da estrutura dental sadia, manchas acentuadas ou dente com tratamento de canal.

“As facetas dentárias normalmente são indicadas para dentes mais destruídos, porque exigem um maior desgaste dentário e têm um custo menor”, explica Milton Mantovani.

Fabrício Magalhães esclarece que as facetas são laminados cerâmicos, assim como as lentes de contato. O que determina a nomenclatura é a espessura do trabalho restaurador. “As lentes de contato têm espessura de 0,2 a 0,5 milímetros, ou seja, ultrafina. Já a faceta tem acima de 1 milímetro”, explica Magalhães.

Clareamento dental

Ter dentes brancos é um desejo quase unânime. Mas com o passar do tempo e o consumo de certos alimentos, os dentes vão incorporando pigmentos e tornando-os amarelados.

“O clareamento remove as pigmentações intrínsecas (internas) dos dentes, que foram incorporadas durante a vida, seja pela alimentação ou pelo envelhecimento natural da própria estrutura dental com o passar dos anos. Além das pessoas que já nascem com dentes mais carregados de pigmento ou que fizeram uso intenso de antibióticos na primeira infância, como a tetraciclina”, destaca Fabrício Magalhães.

Existe o clareamento clássico de consultório e o clareamento caseiro, mas em ambos a técnica é o uso de gel clareador sobre a superfície do esmalte dental. No caseiro é feita uma placa personalizada de acordo com a arcada dentária da pessoa, usada com o gel em contato com o dente, por até duas horas por dia, em qualquer horário para não atrapalhar a rotina, por um período de 15 a 21 dias.

“No caseiro os géis são de baixa concentração. Já no consultório são géis de alta concentração, com ou sem o uso de laser e são necessárias de duas a quatro sessões de uma hora e meia”, detalha Magalhães.

Ele destaca que o resultado final é imprevisível, depende da característica do dente, mas chega a clarear de duas a quatro vezes em relação à cor inicial.

Durante o clareamento alguns cuidados com a dieta devem ser respeitados, como evitar frutas cítricas e excluir alimentos como corantes, café, chocolate e vinho tinto.

Magalhães informa ainda que nos últimos três anos surgiram aparelhos de luz-ultravioleta que trouxeram a alternativa de clareamento dental sem gel, apenas com o uso da luz. “A vantagem é que reduz a sensibilidade provocada pelo gel.”

Mas vale ressaltar que o clareamento é eficaz para os dentes naturais. “Em pessoas com muitas restaurações, coroas ou facetas será preciso trocá-las na região dos dentes clareados, porque não sofrerão a ação do gel clareador”, explica.

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá! Posso te ajudar com alguma dúvida sobre agendamento de consultas?
Powered by